cardinal
CERTIFICADO DIGITAL
TELEFONE CONTATO

Sindicont participa do PAV – PONTO DE ATENDIMENTO VIRTUAL

SINDICONT PARTICIPA DE ASSEMBLEIA NA AMAVI: APRESENTAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DOS PAV – PONTO DE ATENDIMENTO VIRTUAL

O Sindicont, representado pela sua presidente Karoline Mohrmann Poffo, acompanhada do Sr Juliano Muller, Conselheiro do CRC/SC e do Sr Eugenio Vicenzi, contador e Passado Presidente do SESCON SC, estiveram presentes na assembleia promovida pela AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí). O encontro contou com a presença de Eduardo Burigo de Souza, Delegado da Receita em Blumenau e Sr Kélcio César Goedert, analista tributário da Delegacia da Receita Federal de Blumenau/SC.

🔍 Foco no Encerramento Presencial na Agência da Receita Federal em Rio do Sul

Um dos tópicos centrais da assembleia foi o encerramento dos atendimentos presenciais da Agência da Receita Federal em Rio do Sul. A data de encerramento das operações foi confirmada para o dia 30 de Setembro. Essa decisão levantou uma série de questionamentos e insegurança para a região, especialmente para os contribuintes e profissionais da área contábil.

🏢 Implantação do PAV (Ponto de Atendimento Virtual) na Região

Uma notícia positiva para a região é a implantação do PAV (Ponto de Atendimento Virtual). Esse serviço visa proporcionar um canal virtual para atendimento aos contribuintes, tornando mais ágil e acessível o acesso a serviços da Receita Federal. Os termos para a implantação do PAV foram assinados durante a Assembleia pelos Prefeitos de Rio do Sul e de Pouso Redondo, demonstrando a colaboração entre as esferas municipal e federal. Outros municípios do Alto Vale já estão com o PAV em funcionamento como: Ascurra, Ibirama, Ituporanga, Lontras, Presidente Getúlio, Salete e Taió.

🏢 Localização do PAV em Rio do Sul

O PAV em Rio do Sul terá sua base na Casa do Empreendedor, proporcionando um espaço central e adequado para que os contribuintes possam receber suporte e orientação em relação às questões fiscais e tributárias. Essa iniciativa busca facilitar o acesso dos empreendedores e cidadãos aos serviços da Receita Federal.

📚 Treinamento para Servidores Públicos Municipais

Para garantir um atendimento eficiente e esclarecedor aos cidadãos, os servidores públicos municipais passarão por um treinamento especializado. Esse treinamento visa capacitar os profissionais para lidar com as demandas que surgirão no contexto do PAV e garantir um alto padrão de atendimento.

📋 Serviços Oferecidos pelo PAV para CPF e MEIs

O PAV irá oferecer uma ampla gama de serviços relacionados a CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e MEIs (Microempreendedores Individuais). Esses serviços incluem a realização de consultas, emissão de documentos, esclarecimento de dúvidas e orientações relacionadas às obrigações fiscais.

📞 Suporte da Receita Federal aos PAVs

Para tornar ainda mais acessível o suporte aos contribuintes, a Receita Federal disponibilizará um canal de comunicação direto com os PAV. Esse canal permitirá que o servidor público que atenderá no PAV possa esclarecer dúvidas com a Receita Federal para receber orientações, esclarecer dúvidas e obter suporte direto das autoridades fiscais e assim, orientar de forma correta o contribuinte.

A implementação do PAV e as melhorias no atendimento virtual representam passos importantes na busca por uma relação mais eficiente e próxima entre a Receita Federal, os municípios e os contribuintes. O Sindicont reafirma seu compromisso em acompanhar e apoiar essas mudanças, buscando sempre o melhor para a região e para os profissionais contábeis e empreendedores.

Por Sindicont em 31/08/2023